EXPOSIÇÃO “Nazareth. Pinturas de L. Sadino no Centenário da Morte de Charles de Foucauld"

A 1 de Dezembro de 2016, pelas 17h30, será inaugurada a exposição “Nazareth. Pinturas de L. Sadino no centenário da Morte de Charles de Foucauld”, na Biblioteca Pública Municipal de Setúbal.

 

No âmbito do centenário do seu assassinato, esta mostra pretende dar a conhecer a vida, a figura e a espiritualidade do beato Charles de Foucauld, através de pinturas de L. Sadino. A exposição reúne um conjunto de 30 trabalhos de diversas técnicas, nomeadamente aguarela, acrílico, óleo, grafite e pastel, onde o autor revisita, através de distintas abordagens estilísticas de índole figurativa, o percurso de um homem que tentou viver ao jeito da Sagrada Família, em Nazaré.

 

Tendo nascido em Estrasburgo em 1858 e crescido em ambiente familiar aristocrático, a vida de Charles de Foucauld foi pautada por momentos muito distintos e antagónicos, seja por excessos e excentricidades decorrentes de uma fortuna herdada de seu avô, por uma carreira militar (1876-1881), onde realiza algumas incursões pelo Norte de África, por uma experiência de explorador em Marrocos (1882-1886) que lhe valeu uma medalha de ouro atribuída pela Sociedade Francesa de Geografia, e, após a sua convicta conversão-adesão ao catolicismo, em 1886, por uma intensa procura espiritual que culminará com a sua presença em diversos territórios argelinos do Deserto do Saara, onde viverá, em terras do povo Tuaregue, inspirado pela vida humilde, simples e oculta de Jesus de Nazaré.

 

A inauguração da exposição será precedida pela celebração da Santa Missa, presidida pelo Ex.mo e Rev.mo Senhor Dom José Ornelas Carvalho, Bispo de Setúbal, às 16h, na Igreja de Nossa Senhora da Anunciada, em Setúbal.

 

A mostra pode ser visitada gratuitamente até 4 de janeiro de 2017, de segunda a sexta-feira, das 09h00 às 19h00, e aos sábados, das 14h00 às 19h00.

 

No âmbito do encerramento da exposição, a 4 de janeiro de 2017, será exibido o filme “Des hommes et des Dieux” (Dos homens e dos deuses, 2010), do realizador francês Xavier Beauvois, comentado pelo jornalista Mário Augusto (RTP), numa sessão que terá início às 18h00.

 

Organização: Comunidade de Setúbal da Fraternidade dos Irmãos de Jesus; Comissão Diocesana de Arte Sacra de Setúbal (CDASS).
Apoio: CMS; Biblioteca Pública Municipal de Setúbal; Paróquia de Nossa Senhora da Anunciada, Setúbal.
Mais informaçõeswww.artesacra-setubal.orgwww.facebook.com/artesacra.diocesesetubal
artesacra@diocese-setubal.pt; Tel.: 265 53 99 41 (14h30-16h30).

publicado a:03/11/2016

+ ver mais notícias

Contactos